Escolha uma Página

Muitas vezes quando se fala em logística, várias pessoas entendem como uma pequena parte do processo de transporte, e isso acaba criando uma visão muito limitada, pois ela abrange muito mais áreas do que se imagina.

Para entendermos melhor a logística, vou começar contando sua história.

A logística, inicialmente, foi desenvolvida como um planejamento de guerra há muito tempo atrás, onde se viu que um bom planejamento, distribuição de recursos e armazenamento podiam definir o rumo de uma guerra.

Então se olharmos para um general, além de entender muito  bem sobre táticas de guerra, eles também devem conhecer muito bem o processo de logística.

Imagine que além de enviar soldados para o campo de batalha, eles deveriam enviar suas armas, alimentos, todos os equipamentos necessários e tinham que estocá-las.

Não adiantaria você ter um exército volumoso, se você não possui ferramentas necessárias para vencer.

E foi a partir desse planejamento de guerra que surgiu a logística.

Bem, naquela época, as empresas se mantinham restritas perto de seus consumidores, ou seja, a produção deveria estar próxima do seu polo de consumo, e o consumidor deveria estar próximo do polo de produção.

O empreendedor vendo a logística de guerra, viu que o mesmo processo poderia ser aplicado nos negócios, e acabou copiando o mesmo processo dos militares, e viu na logística uma capacidade de ampliar e gerenciar os produtos em locais que não necessariamente deveriam estar perto do seu polo de consumo.

Pois bem, hoje nós temos a logística como um processo importantíssimo da área de administração de empresas, e ela não só abrange a área de transporte e expedição, mas também de áreas como a de almoxarifado, estoque, gestão de recursos, gestão de pessoas, planejamento, e vários outros processos que tornam possível a produção de um determinado produto ou serviço em um intervalo de tempo, e em seguida, fazer a disponibilização do mesmo.

Esse conceito é adotado por diversas empresas, trabalhando diretamente com apenas com a logística ou indiretamente sendo incorporado ao setor administrativo de algumas empresas.

É um setor que vem crescendo cada vez mais. Com a tecnologia, nós percebemos que as pessoas passaram a realizar mais compras online do que nas lojas físicas, e isso influencia diretamente na logística, pois existe uma demanda pelo consumidor, o produto deve estar ao seu alcance dentro de um curto espaço de tempo. 

Ou se uma empresa de São Paulo resolver construir um parque eólico no Ceará, e a fábrica fica em Minas Gerais, o processo de logística é essencial na gestão de recursos para garantir o andamento do projeto.

Então quando falamos de logística, devemos pensar de uma maneira macro, de tal forma que ela busca trazer acesso de um determinado produto ou serviço, para o consumidor final, levando em consideração fatores como o tempo, local, condições necessárias, tudo em um planejamento logístico.  

LOGÍSTICA 

Por definição, logística é o processo de planejamento, implementação, controle do fluxo e armazenagem eficientes de matérias- primas, estoque em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do cliente, em uma mesma organização.

Em um contexto industrial, a arte e ciência de administração e engenharia para obter, produzir e distribuir materiais fabricados ou industrializados a um local específico e em quantidades específicas.