Escolha uma Página

Você já integrou um comboio enquanto passava por alguma estrada? Esse é um mecanismo muito comum utilizado para proteger os motoristas, mas é preciso saber como lidar nessas situações.

 

Também chamada de operação comboio, trata-se de um mecanismo usado pelos órgãos públicos e concessionárias de estradas para auxiliar na condução dos motoristas em situações adversas. Por exemplo, é o caso de momentos de intensa neblina ou chuva, que dificultam a navegação.

 

Veja a seguir quais são os 4 principais cuidados que você deve ter com tráfego em comboio:

 

1. Siga as orientações do agente de trânsito

 

Durante um comboio, um ou mais agentes de trânsito são designados para atender ao grupo de motoristas. Ele é a autoridade máxima no que diz respeito ao transporte, então é importante seguir as orientações dele e não desviar do curso.

 

2. Pratique a direção defensiva

 

A direção defensiva é uma parte integrante essencial da condução do motorista e é ainda mais importante em um comboio. Afinal, as condições adversas que motivaram essa operação podem tornar a direção mais arriscada, exigindo cuidado adicional da parte dos motoristas.

 

3. Tenha paciência

 

É inevitável que o tráfego em comboio será mais lento do que o convencional. No entanto, é fundamental ter paciência porque essa operação é necessária para garantir a segurança de todos. Lembre-se de que o comboio geralmente acontece apenas em trechos específicos, e não no percurso inteiro.

 

4. Requisite comprovante caso necessário

 

Quem se atrasa para um compromisso devido a uma operação de comboio pode obter um documento que comprova a realização da operação durante o período de viagem do motorista. Para isso, consulte a operadora da estrada em que você viajou para requisitar esse comprovante por carta ou e-mail.

 

Como você viu acima, o tráfego em comboio pode representar uma mudança radical na condução dos veículos nas estradas.

No entanto, é preciso saber como lidar com ele para que todos os motoristas possam chegar aos seus destinos com segurança. Siga as orientações deste artigo e as demais regras de trânsito para não ter problemas e boa viagem!

 

Fique por dentro de mais informações importantes sobre trânsito e transporte em estradas. Basta acessar o nosso blog para saber mais!